INFORMATIVO DIÁRIO/ INVESTIMENTOS – ECONOMIA E FINANÇAS
Por Jean Kaio Pereira
Uma análise da economia global nesse início de ano traz alguns indícios na percepção de que o crescimento dos EUA continue acima do crescimento de outras economias, pois observou-se uma desaceleração no início do ano nos EUA e temos incerteza quanto à intensidade e rapidez em suas políticas tarifária e migratória.
Na Europa, no início de março, a Alemanha anunciou um pacote fiscal para impulsionar gastos em infraestrutura e defesa, que deve fazer com que o déficit nominal fique acima de 5% do PIB e essa política fiscal seria operacionalizada fora do orçamento por intermédio de um fundo de investimentos específicos e excluindo gastos militares da regra fiscal.
É um movimento diferente do usual, pois estamos falando de um país rigoroso na gestão de sua dívida pública (ao redor de 60% do PIB), com uma regra fiscal rígida. Obviamente, o resultado esperado dessa política é gerar um estímulo fiscal no país, que tem sofrido economicamente com a guerra Rússia e Ucrânia (choque gás russo) e com a perda de participação no comércio global para China (manufaturas). Esse movimento alemão deve estimular o cenário econômico europeu.

