Exclusivo: Senadores articulam CPI da BR Distribuidora

Senadores governistas descontentes com a venda da distribuidora Petrobras buscam assinaturas para Comissão Parlamentar de inquerito

Um grupo de senadores governistas descontentes com a venda da distribuidora Petrobras buscam assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de inquerito CPI.

O BSB Revista teve acesso à informação de que senadores devem propor uma nova CPI para investigar a Petrobras.

Segundo os senadores, a venda iniciada no governo do ex-presidente Michel Temer ( (MDB) e concluída durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem fortes indícios e suspeitas se vícios contratuais.

A Petrobras vendeu a BR Distribuidora para a Vibra Energia, que é a atual detentora da marca. A Petrobras iniciou o processo de privatização da BR em 2017 e concluiu em 2021. 

Um dos senadores chegou a dizer, em uma reunião sobre a criação da CPI, que até as licitações têm suspeitas de direcionamento, que devem ser investigadas, caso as assinaturas suficientes sejam alcançadas.

Em 2017, a Petrobras vendeu 28,75% das ações da BR por R$ 5 bilhões. Em 2019, a Petrobras vendeu mais ações, reduzindo sua participação para 41,25%. Em 2021, a Petrobras vendeu os 37,5% restantes das ações da BR.

A Vibra Energia manteve a marca Petrobras na bandeira dos postos, além de outros produtos, em contrato até 2029. Com a compra, a Vibra Energia se transformou na maior distribuidora do país.

Os maiores acionistas da Vibra são fundos de investimento, mas suas participações societárias são relativamente pequenas. O maior acionista, é o fundo Samambaia, com 8,3% das ações. E 60,8% do capital está pulverizado entre milhares de acionistas individuais no Brasil e no exterior.

No mês passado, em agenda da Petrobras, o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, tentativas de privatizar toda a companhia petrolífera.

Lula afirmou que, vendo que não se podia “destruir a Petrobras”, os defensores da privatização da companhia buscaram “fatiar” a estatal.

Resolveram vender pedaços da Petrobras e começaram vendendo um grande pedaço chamado BR, nossa distribuidora (de combutíveis), e queriam vender muito mais”, declarou Lula.

Os senadores devem se debruçar também sobre denúncias de sindicatos de trabalhadores da Petrobras que alegam que no pacote, a Vibra levou marcas Lubrax no mercado de lubrificantes, BR Mania nas lojas de conveniência e BR Aviation nos aeroportos.

Um dos senadores quer que a CPI proponha até mesmo a a anulação da venda da BR Distribuidora, caso irregularidades sejam comprovadas durante o inquérito.


2 comentários

  1. It is perfect time to make some plans for the future and
    it’s time to be happy. I have read this post and
    if I could I wish to suggest you some interesting things or advice.
    Perhaps you could write next articles referring to this article.

    I want to read even more things about it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *