Casa Branca aumenta tarifa de 245% para produtos chineses, sem aviso prévio

EUA não explicam como chegaram ao cálculo dessa nova taxa que será aplicada sobre os produtos chineses

A Casa Branca, governo dos Estados Unidos, afirmou, nesta terça-feira (15), que a China foi taxada em até 245% como resultado das “ações retaliatórias” do país asiático.

A informação consta em um documento divulgado pelo governo americano no site ogicial da Casa Branca, mas não explica como os EUA chegaram ao cálculo dessa taxa que será aplicada sobre os produtos chineses.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, respondeu ao questionamento de jornalistas locais sobre as tarifas de 245% afirmando que “podem perguntar ao lado americano o valor específico das tarifas” e que a China deve manter sua posição, segundo o jornal estatal chinês Global Times.

No documento, a Casa Branca detalha as principais decisões da política econômica e comercial do presidente Donald Trump e classifica as tarifas como uma forma de “nivelar o campo de atuação e proteger a segurança nacional dos EUA”.

Em 2 de abril, no que Trump chamou de “Liberation Day” (ou “Dia da Libertação”), o governo americano impôs uma tarifa de 10% sobre mais de 180 países, além de individualizar tarifas recíprocas para os países com os quais os EUA têm os maiores déficits comerciais. As taxas chegaram a até 50%.

Desde então, segundo a Casa Branca, mais de 75 países já procuraram os EUA para discutir novos acordos comerciais e reduzir as tarifas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *