O mundo se despede, neste sábado (26/4), do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. O corpo do papa é velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O funeral começou às 10h do horário local – 5h no horário de Brasília – e a cerimônia é presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Francisco morreu na última segunda-feira. Por volta das 7h15 do horário de Brasília, teve início a preparação para o cortejo fúnebre de papa Francisco pelas ruas do Vaticano. O caixão com o corpo do pontífice segue da Basílica de São Pedro até a de Santa Maria Maggiore, onde será enterrado em local de acesso público, como pedido pelo próprio líder religioso.
Enquanto passa pelas ruas do Vaticano, o carro que transportava o caixão do papa é aplaudido pelo público, que se manteve majoritariamente em silêncio, em respeito à morte de Francisco.
A Missa das Exéquias marcou o início do tradicional Novendiali, os nove dias de luto e orações dedicados à memória do pontífice. Após a celebração eucarística, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, solenidades que simbolizam o encerramento oficial das exéquias.








O Vaticano anunciou a presença de 166 delegações de países e entidades, com mais de 50 chefes de Estado e 10 monarcas.

Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI. Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, capital da Argentina, foi o primeiro papa da América Latina e também o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
Durante mais de uma década de pontificado, destacou-se pelo estilo simples, pela preocupação com os pobres e com o meio ambiente e por buscar uma Igreja mais aberta e inclusiva.
Entre os principais legados de Francisco estão a encíclica Laudato Si’, sobre a ecologia integral, além do esforço constante por diálogo inter-religioso e pela paz global. Também marcou o papado o incentivo à reforma da Cúria Romana e o enfrentamento a temas sensíveis dentro da Igreja, como os casos de abusos sexuais cometidos por integrantes do clero.

