Bianca Duarte Franco, de 24 anos, foi presa nesta sexta-feira
“O mundo é dos espertos”, dizia ela. Agora, o mundo é da polícia.
A frase parecia um recado ao destino. Ao publicar uma selfie nas redes sociais, a jovem Bianca Duarte Franco, de 24 anos, não imaginava que as palavras ousadas — “O mundo é dos espertos” — voltariam para assombrá-la.
Natural do Maranhão, mas conhecida no submundo como Anya, Bianca virou alvo da Polícia Civil do Pará. Segundo os investigadores, ela exercia um papel estratégico no Comando Vermelho: era a responsável por cadastrar novos integrantes da facção no estado — uma espécie de RH do crime.

Foi em Cabo Frio, balneário do litoral fluminense, que a esperteza acabou. Na manhã desta sexta-feira (2), ao ser abordada pela equipe do delegado Gustavo Fossati, da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas, ela ouviu a pergunta que muda tudo: “Sabe por que está sendo presa?”
Diante do silêncio, a resposta veio com ironia cirúrgica, como quem devolve um troco aguardado:
“Porque o mundo é dos espertos.”
Bianca foi presa sob suspeita de integrar uma organização criminosa, com envolvimento em tráfico de drogas e associação ao tráfico. Em suas redes, a ostentação era rotina: dançava com fuzil nas mãos, posava com armas de alto calibre e se movimentava entre o luxo e a ilegalidade como quem troca de figurino. Um desses vídeos, registrado no bairro da Penha, Zona Norte do Rio, circulou entre investigadores como um cartão de visitas involuntário.

Agora, a jovem que se achava acima da lei terá tempo suficiente para refletir se o mundo continua pertencendo aos “espertos”.

