Celebração na Basílica de São Pedro abre caminho para votações que começarão por volta das 14h e definirão quem será o novo papa
A entrada dos cardeais do conclave na missa Pro Eligendo Pontifice formou um “corredor vermelho” entre os fiéis na Basílica de São Pedro e representou um momento solene para abrir as cerimônias de eleição do novo papa.
A missa desta quarta-feira (7) abre oficialmente o conclave e antecede as votações dos cardeais. A primeira votação deve ocorrer a partir das 14h, também no fuso de Brasília.
Os eleitores têm permissão para receber materiais escritos e, nos dias que antecedem o conclave, receberam um livro sobre os colegas cardeais – um livro que contém uma mensagem clara.
Intitulado “Relatório do Colégio dos Cardeais”, o relatório oferece perfis de cerca de 40 candidatos papais, incluindo uma análise de suas posições em tópicos como bênçãos para pessoas do mesmo sexo, ordenação de diaconisas e os ensinamentos da Igreja sobre contracepção.
Em suas regras sobre a eleição de papas, João Paulo II proibiu, sob pena de excomunhão, “todas as formas possíveis de interferência e oposição” de autoridades políticas, incluindo “qualquer indivíduo ou grupo” que “pudesse tentar exercer influência na eleição do papa”.
A ideia por trás do sigilo do conclave é impedir influências externas.

