Fake papal: fumaça branca sai de chaminé da Capela Sistina, mas foi erro

Fumaça branca era resquício da preta, que indicou não escolha de papa

Fiéis que aguardam a escolha do novo papa no Conclave do Vaticano ficaram confusos ao ver fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8). A fumaça branca significa a eleição de um novo papa, o que não aconteceu.

A fumaça branca, considerada por internautas como Fake News do Vaticano, foi egistrada pela transmissão oficial, e enganou fiéis que também estavam na Praça de São Pedro acompanhando o conclave. Foi possível ouvir gritos de comemoração.

A fumaça preta começou a sair da chaminé da Capela Sistina às 6h51 (horário de Brasília), 11h51 locais em Roma. No final da queima dos votos, minutos depois, às 6h59, a fumaça preta vai clareando e ganha aspecto esbranquiçado.

A explicação é que minutos antes, uma fumaça preta havia saído da chaminé, sinal de que o conclave não está decidido ainda e que resquícios dessa queima teriam emitido a fumaça branca.

O resquício da fumaça enganou até a página social do Vaticano, que postou “fumaça branca” no X, mas logo depois apagou. A Santa Sé ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Duas novas rodadas de votação acontecerão nesta tarde. Participam 133 cardeais: um novo papa é eleito ao obter 89 votos, ou dois terços do total.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *