Com a proximidade do prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda, os contribuintes devem redobrar a atenção aos detalhes para evitar cair na malha fina ou enfrentar problemas com o Fisco. Ricardo Balistiero, Economista e coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, lista os principais cuidados que devem ser observados na hora de preencher a declaração.
“Um dos erros mais comuns são os de digitação. Muitas vezes a pessoa tem, por exemplo, um valor de 0,71 centavos e, na hora de inserir, digita 17. Isso pode parecer pequeno, mas faz diferença e pode gerar problemas com a Receita”, alerta Balistiero.
Outro ponto de atenção, segundo o especialista, são as despesas dedutíveis. “É fundamental que o contribuinte tenha a documentação que comprove essas despesas, como gastos com saúde e educação. Pelo menos um recibo deve ser guardado, identificando claramente quem recebeu o pagamento”, aponta o coordenador.
O cuidado com a inclusão de dependentes também merece destaque. Caso ele tenha alguma renda, deve obrigatoriamente ser somada à do titular. As omissões nesse ponto costumaram levar o contribuinte direto para a malha fina.
Mesmo com a facilidade das declarações pré-preenchidas oferecidas pelo sistema do gov.br, o Balistiero reforça a importância da revisão dos dados enviados. “Muitas gente confia cegamente nas informações pré-preenchidas, mas é essencial conferir todos os dados para evitar erros”.
Por fim, vale lembrar que o prazo final para o envio da declaração é no final do mês de maio. “Caso o contribuinte ainda não tenha todas as informações, é melhor entregar mesmo que incompleta e depois fazer uma declaração retificadora. O importante é evitar a multa por atraso”, finaliza o coordenador do curso de administração do Instituto Mauá de Tecnologia.

