Tornados e Tempestades Deixam 21 Mortos e Causam Destruição no Centro dos EUA

Kentucky e Missouri são os estados mais afetados por fenômenos climáticos extremos que destruíram milhares de residências e deixaram centenas de milhares sem energia

Entre os dias 15 e 16 de maio de 2025, uma série de tempestades severas acompanhadas por tornados devastadores atingiu o centro dos Estados Unidos.

Na noite de sexta-feira (17), um tornado atingiu o condado de Laurel, no Kentucky. Segundo autoridades locais, 14 pessoas morreram no estado por conta da passagem do fenômeno. Na manhã deste sábado, equipes de resgate seguiam buscando por desaparecidos.

Os tornados causaram pelo menos 21 mortes confirmadas e um rastro de destruição em diversos estados, com destaque para Kentucky e Missouri.

Iigreja em St. Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, desabou por passagem de tornado na região central dos EUA, em 16 de maio de 2025. — Foto: Michael Phillis/ AP

Impacto no Kentucky

O estado do Kentucky foi o mais atingido, com 14 mortes confirmadas, nove delas no condado de Laurel, onde um tornado devastador atingiu a cidade de London e seus arredores perto da meia-noite. O governador Andy Beshear declarou estado de emergência e alertou que o número de vítimas pode aumentar à medida que as equipes de resgate continuam as buscas por desaparecidos entre os escombros.

Destruição em Missouri

No Missouri, sete pessoas perderam a vida, cinco delas na cidade de St. Louis e duas no condado de Scott. Em St. Louis, aproximadamente 5.000 propriedades foram danificadas, incluindo residências, igrejas e prédios públicos. Uma igreja desabou durante a tempestade, resultando na morte de uma voluntária comunitária. Para garantir a segurança pública e evitar saques, um toque de recolher foi imposto nas áreas mais afetadas da cidade.

Casa em St. Louis, no Missouri, nos EUA, desabou após passagem de tornado e fortes tempestades, em 16 de maio de 2025. — Foto: Lawrence Bryant/ Reuters

Outros Estados Afetados

Além de Kentucky e Missouri, os estados de Illinois, Indiana e Wisconsin também relataram tornados e tempestades severas, embora sem vítimas fatais confirmadas até o momento. O Serviço Meteorológico Nacional alertou para a possibilidade de mais tempestades severas, incluindo granizo de grandes proporções e ventos superiores a 120 km/h, afetando outras regiões do país.

Veja video no Missouri:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *