Morre Sebastião Salgado, fotografo reconhecido mundialmente por suas obras fantásticas, aos 81 anos

Sebastião Salgado era considerado um dos maiores fotógrafos do planeta

O renomado fotógrafo Sebastião Salgado, considerado um dos maiores fotógrafos do mundo, morreu aos 81 anos.

Ele enfrentava problemas de saúde decorrentes de uma malária, que adquiriu nos anos 1990.

Ele era casado com Lélia Deluiz Wanick Salgado e o casal “semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade”, diz um trecho de uma postagem do Instituto Terra.

Eles ressaltaram ainda que através das lentes, o fotógrafo “revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”.

Sebastião Salgado em 2021

Ele percorreu mais de 120 países, tendo projetos marcados na história da fotografia mundial, como “Trabalhadores”, “Gênesis” e “Êxodos”.

Salgado era formado em economia, mas descobriu sua verdadeira paixão – a fotografia – em 1973. Desde então, nunca mais deixou esse mundo. Em 1998, ao lado da esposa Leila, fundou o Instituto Terra, em sua luta pelo reflorestamento da Amazônia brasileira e do planeta em geral.

Sebastião Salgado morava em Paris. Durante uma mostra recente na França, Sebastião já estava abatido. Segundo pessoas próximas, os remédios que ele tomava não estavam mais funcionando nos últimos anos.

Salgado deixou a esposa, Lélia, dois filhos, Juliano e Rodrigo, e dois netos, Flávio e Nara.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *