Áudios mostram como atendentes convencem aposentados a falarem “sim” para editar ligação e firmar empréstimo fraudulento
Mais uma vez a Polícia Federal e a Justiça conseguem ser mais lertas que o jornalismo que esclarece às vítimas como elas caem em golpes.
O esquema do banco BMG é manjado: contrata qualquer uma empresa mequetrefe terceirizada para dar o golpe por ele, e se a casa cair, fica à salvo da Justiça. E fica mesmo.
BMG é o mesmo do mensalão de Lula.
Gravações telefônicas revelam como o banco BMG citado na operação da Polícia Federal (PF) contra o esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social enganou aposentados para obter a confirmação de seus dados e declarações forjadas de aceite para fraudar desde empréstimos consignados até filiações a associações envolvidas na farra do INSS.
Ex-funcionários da empresa mequetrefe denominada Balcão das Oportunidades, e contratada pelo BMG para dar o golpe, como correspondente do Banco na venda de produtos financeiros, relatam que atendentes da empresa ligam para aposentados com a falsa promessa de redução de juros ou mesmo estorno de valores indevidos para, em seguida, editar a gravação e fazer montagens nas quais os beneficiários do INSS aparecem dando “sim” a filiações a sindicatos e associações
Você já recebeu ligação assim? O crime não parou nem com o estouro do outro modelo de roubo aos velhinhos do INSS, que derrubou ministro de Lula. A cara de pau do BMG é do tamanho do número de eleitores de Lula. Muito grande
O site Metrópoles obteve acesso a quatro áudios nos quais funcionários da Balcão das Oportunidades dizem aos aposentados que eles têm a receber um valor de pouco mais de R$ 200 como estorno de juros mal calculados. Nessas conversas, os atendentes demonstram ter dados pessoais e até de contas em outros bancos dos quais as vítimas são correntistas. Após ser desmascado e seus dirigentes ouvirem um áudio enviado pela reportagem, o BMG disse ao site que suspendeu o contrato com a empresa e afirmou que repudia a abordagem feita por seus atendentes, mas só a polícia vai descobrir se é verdade ou se as ligações continuam a infernizar a vida de novas vítimas do Banco.
Esquema do BMG funciona assim:
- Nas gravações, os aposentados são incentivados pelo atendente da Balcão das Oportunidades a aceitar um valor que teria a receber do banco BMG e confirmar seus dados.
- Segundo as fontes que forneceram esses áudios à reportagem, a etapa seguinte é editar a gravação para fazer parecer que as vítimas aceitaram novos empréstimos consignados ou filiações a entidades da farra dos descontos e a clubes de benefícios.
O site Metrópoles não teve acesso às versões editadas das gravações, mas identificou ao menos um caso em que uma aposentada aceitou o suposto estorno e acabou sendo cobrada pelo BMG no mesmo valor, como se ela tivesse contraído um empréstimo consignado.
Trata-se do caso da aposentada Maria do Carmo Gonçalves Lara, de 77 anos. Ela recebeu uma ligação de uma atendente da Balcão das Oportunidades em nome do BMG. “Tô ligando para a senhora, porque a senhora tem um valor a receber do banco, vou explicar. Há um tempo, a senhora fez um empréstimo consignado com a gente e o banco não depositou tudo o que a senhora tinha direito de receber, porque os juros estavam muito altos e tudo mais”, inicia a atendente.
“Tem uma parcela que o banco fez em desconto em folha todo mês da sua aposentadoria, certo, de uns R$ 50. Esse valor que a senhora tem a receber restante está dentro da parcela que a senhora já paga. É um valor de R$ 287,83 e eu tô ligando hoje para ver se a senhora está ciente disso”, prossegue. Na gravação, a atendente diz saber que Maria do Carmo tem uma outra conta e diz até o número dela. “A senhora tem que passar a conta. Se a senhora não achar que é seguro passar eu já tenho aqui no sistema”.
Ouça trecho de áudio que o site Metrópoles teve acesso:
Na ligação, a atendente pede para Maria do Carmo dizer se gostou de seu atendimento com “sim” ou “não”. Desconfiada, ela responde: “Olha, eu gostei do seu atendimento, mas se você estiver dando trote em mim eu levo você para a delegacia”. A atendente ri e diz que o dinheiro vai cair na conta em duas horas caso ela confirma a conta. “O valor não dá nem R$ 300. A senhora acha que eu iria dar um golpe de R$ 300?”
Durante a ligação, a atendente afirma que o dinheiro já poderia ser depositado no mesmo dia na conta da aposentada e consegue obter algumas confirmações de Maria do Carmo, como seu nome e números de documentos. Ao fim, desconfiada, ela põe um parente, que despacha a atendente da Balcão das Oportunidades e desliga.
Depois dessa gravação, Maria do Carmo, que já havia contraído empréstimos do BMG, passou a receber também descontos referentes a saques de um cartão de crédito consignado do banco. Ela procurou a Justiça e afirmou que jamais contratou esse produto.
Em resposta na Justiça, o BMG afirmou que ela não apenas contratou como fez saques e anexou comprovantes. Em um deles, consta que ela teria feito, em 2021, justamente um saque de R$ 287,83, mesmo valor daquele oferecido à aposentada por telefone e que sequer foi aceito por ela. A aposentada disse que nunca desbloqueou o cartão. O processo acabou extinto porque no Juizado Especial, acionado por ela, não se pode fazer perícia – possível apenas nas varas cíveis comuns da Justiça.
Além do caso da aposentada, o Metrópoles obteve outros quatro áudios nos quais aposentados são induzidos da mesma forma a fornecer seus dados. Em outros áudios, aposentados pedem para seus netos atenderem o telefone.
Convencidos os parentes, o aposentado volta ao telefone e confirma seus dados. “Não gera nenhuma despesa a mais para ela, não tô aqui vendendo empréstimo consignado. Eu to ligando para ela apenas para confirmar a informação e depositar o dinheiro”, diz o atendente ao neto de uma aposentada.
BMG diz que suspende contrato
Procurado pelo Metrópoles, o BMG afirmou que “repudia, com veemência, a abordagem contida no áudio” enviado pela reportagem e “reforça que a conduta do correspondente bancário não condiz com as práticas determinadas pelo banco”. “Diante do ocorrido, o BMG informa a suspensão imediata do Balcão das Oportunidades como correspondente do banco e da corretora de seguros para averiguação dos fatos”, afirma.
O BMG diz que “jamais firmou qualquer acordo de exclusividade com o Balcão das Oportunidades” e que “reafirma seu compromisso com a integridade dos processos e com a proteção de seus clientes, tendo aprimorado a formalização de todas as suas operações e todos seus contratos nos últimos anos”.
“O processo atualmente inclui checagens com uso de biometria, prova de vida e geolocalização para assegurar que os clientes estão cientes e concordam com a contratação de produtos e serviços do banco. Por fim, o BMG informa que sua Ouvidoria entrará em contato com a cliente Maria do Carmo Gonçalves Lara”, conclui
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