Sobreviventes relatam tiros e crianças correndo durante festa junina que Bope metralhou na favela

Herus Guimarães Mendes, de 24 anos, foi morto. Ele trabalhava como office boy em uma imobiliária

O jovem Herus Guimarães Mendes, de 24 anos, foi morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas durante uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na madrugada deste sábado (7), no Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio.

Herus era filho único e deixa um filho pequeno

A ação aconteceu durante uma tradicional festa junina da comunidade, que reunia dezenas de moradores, incluindo crianças e adolescentes. A Polícia Militar informou que a operação foi uma ação emergencial do Bope para verificar a presença de criminosos armados que estariam se preparando para uma possível invasão de facção rival.

Quadrilha estava seapresentando quando começou tiroteio

Contudo, a noite que seria de festa e alegria para os moradores e convidados da festa terminou em pânico, correria e desespero. Relatos de sobreviventes e parentes de quem estava no tiroteio que aconteceu no Santo Amaro dizem que foi uma operação desastrosa.

“Pra mim, foi uma cena de filme. Ver os caras na minha frente passando, ver o impacto nas minhas costas. Eu tava sentando, eu vi os caras passando, no caso o BOPE, falou assim: ‘Não levanta, fica aí, não levanta'”, relembrou Emanuel Félix, de 16 anos, baleado com um tiro nas costas.

“Como ficar sentado vendo o tiro comer?”perguntou.

A quadrilha junina João Danado faria sua estreia na noite do evento, que também contava com a participação de outros grupos convidados, como a Balão Dourado, de São Gonçalo.

Segundo testemunhas, os tiros começaram por volta das 2h da manhã, enquanto os participantes ainda se divertiam após as apresentações.

Herus foi atingido por dois tiros e levado por moradores ao Hospital Glória D’Or. Mas ele não resistiu. Herus era office boy em uma imobiliária, pai de um menino de dois anos e único filho de Fernando Guimarães.

“A gente tava numa festa, curtindo, um dia só que ia ter, e infelizmente teve essa fatalidade. A família tá arrasada. Era meu único filho”, disse o pai, emocionado.

O velório do Herus será neste domingo, às 11h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Outras cinco pessoas foram baleadas e levadas ao Hospital Municipal Souza Aguiar.

Leurimar Rodrigues de Souza, cozinheiro de 38 anos, foi atingido na clavícula. Sua esposa, Leidiane Ferreira, também estava na festa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *