Miguel Uribe, que faz oposição ao presidente Gustavo Petro, foi baleado na cabeça e está em estado gravíssimo, segundo hospital
Imagens de vídeo mostram o momento em que uma das principais vozes da direita colombiana o senador Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, foi baleado durante um evento em Bogotá, no sábado (7).
O ataque ocorreu durante um comício no bairro Fontinbón, na capital. Segundo o Centro Democrático, partido de Uribe, homens armados atiraram pelas costas do político.
Ele foi atingido na cabeça, passou por cirurgia e está em estado crítico, informou o hospital neste domingo (8). “Miguel está lutando por sua vida neste momento”, escreveu a esposa do senador, María Claudia Tarazona, na conta dele na rede social X.
Imagens fortes:
O que se sabe sobre o atentado
A Procuradoria-Geral, responsável pela investigação, informou que o senador foi atingido por dois tiros e que outras duas pessoas ficaram feridas.
Um adolescente de 15 anos foi apreendido como suspeito de ser o atirador. As autoridades não informaram até o momento qual foi a motivação do ataque.
O presidente de esquerda, Gustavo Petro ordenou investigações. Em um post no X, o governo colombiano disse que o ataque atinge também a democracia e a liberdade de pensamento no país.
“O Governo Nacional condena de forma categórica e veemente o ataque que recentemente visou o Senador Miguel Uribe Turbay. Este ato de violência constitui um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia”, diz a publicação no X.

Ele é neto do ex-presidente Julio Turbay, que governou a Colômbia de 1978 a 1982, e filho de Diana Turbay, uma jornalista que foi sequestrada e assassinada por traficantes que trabalhavam para Pablo Escobar. O crime foi em 1991, quando Uribe tinha cinco anos.
O caso foi retratado no livro “Notícias de um Sequestro”, do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, que foi laureado pelo Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra.
A Colômbia tem um longo histórico de atentados contra autoridades e candidatos. O auge foi nas décadas de 1980 e 1990, quando eram fortes os cartéis de narcotraficantes de Cali e Medellín.


Hi are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you need any coding expertise to make
your own blog? Any help would be greatly appreciated!