Mais de 90% da população adulta pode carregar o vírus causador do herpes zoster, que é grave e doloroso, porém, prevenível por vacinação
Uma dor súbita, intensa e que pode durar por meses ou até anos: esta é a principal característica do herpes zoster, doença que é popularmente conhecida como “cobreiro”. Ele é causado pelo varicela zoster, o mesmo vírus que causa a catapora e que pode reaparecer anos após a infecção inicial, principalmente, em pessoas acima de 50 anos ou com comprometimento imunológico. Pesquisas apontam que a doença pode provocar até duas mil horas de dor contínua em pacientes que desenvolvem neuralgia pós-herpética.
O herpes zoster está mais próximo do que se imagina: mais de 90% da população adulta brasileira já pode estar infectada com o vírus varicela zoster e corre o risco de manifestar a doença. O vírus pode permanecer adormecido no organismo por décadas e ser reativado a qualquer momento, de maneira imprevisível, provocando sintomas como dores nos nervos, formigamento, queimação, febre, mal-estar e, em seguida, lesões cutâneas dolorosas que seguem o trajeto dos nervos, especialmente no tórax, na face e na região cervical.
Uma complicação frequente da doença é a neuralgia pós-herpética, uma condição crônica que pode afetar até 30% dos pacientes. “A dor é o principal e mais debilitante sintoma do herpes zoster e a neuralgia pós-herpética é uma dor persistente que pode durar meses ou até anos, impactando de forma severa a qualidade de vida dos pacientes ao dificultar até mesmo atividades simples do dia a dia”, explica Juliana Pereira, gerente médica de vacinas.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de internações por herpes zoster vem crescendo ano após ano: foram 2.037 hospitalizações em 2022, 2.284 em 2023 e 2.649 em 2024. Já nos três primeiros meses de 2025, foram registradas 510 internações pela doença no país.11
Apesar da gravidade e do impacto, o herpes zoster é prevenível por vacinação. “É muito importante procurar um médico para saber mais sobre o herpes zoster e suas formas de prevenção, principalmente se você tem mais de 50 anos.”, reforça Juliana.



“I love how Prime Biome combines probiotics, prebiotics, and herbal extracts to
support both gut and skin health. The inclusion of Bacillus Coagulans
and Inulin helps balance the gut microbiome,
while ingredients like Babchi and Fenugreek promote collagen production for smoother skin.
Plus, it’s made in an FDA-approved facility with no GMOs or synthetic additives, which is reassuring.
Definitely a holistic approach to wellness!”