Congresso se alia a Lula e diz estar “pronto para defender economia” após tarifa de Trump

Alcolumbre e Hugo Motta divulgaram nota conjunta em que defendem diálogo, mas ressaltam que o Congresso está mobilizado para aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada em abril

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram nesta quinta-feira (10) uma nota conjunta em reação à decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

No comunicado, os dois líderes parlamentares defenderam que a resposta brasileira deve ocorrer com “diálogo nos campos diplomático e comercial”, mas enfatizaram que o Congresso está mobilizado para proteger a economia nacional.

“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”, afirmaram.

Alcolumbre e Motta destacaram ainda a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, como um instrumento de reação a medidas hostis. “Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.”

Segundo os presidentes das duas Casas, o Congresso vai monitorar os desdobramentos do tarifaço e atuar em sintonia com o Executivo para mitigar seus efeitos.

A nota foi publicada no mesmo dia em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou que pretende usar a nova legislação como base para retaliar a medida unilateral imposta pelos Estados Unidos.

Veja a íntegra da Nota:

A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.

O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.

Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.

Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional

Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados”


A nota foi publicada em 10 de julho de 2025, às 17h12, pela Agência Câmara .


Um comentário

  1. O congresso tem que controlar as ações de gastos di executivo e zelar por nossa economia. E se esse giverno prega a democracia então por que só se alia com países socialistas e ditadores?
    O congresso tem que se aliá também, pra juntar todo o dinheiro roubado no mensalão, petrolão, INSS e outros desvios das estatais, pegando esses bilhões e dividir com toda a população brasileira, seja rico ou pobres, só assim o LULES, REALIZARÁ O HTANDW SONHO DE TIRAR TO O POVO DA POBRESA E TRANSFORMÁ-LOS EM MILIONÁRIOS.
    SE A MIDIA SE JUNTASSE EM UMA SO VOZ, TODOS SAIRIAM GANHANDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *