Tremor foi registrado no mar, a cerca de 100 km da Península de Kamtchatka e deixa alerta regiões costeiras da Rússia, Japão, Canadá e Estados Unidos
Um terremoto de magnitude 8,7 atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Há alerta de tsunami.

O epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 125 km a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky. A cidade tem 165 mil habitantes e fica na Baía de Avacha, no extremo leste russo.
O tremor teve profundidade de 19,3 km, considerada rasa. Esse tipo de tremor pode favorecer a formação de ondas. Inicialmente, o USGS registrou magnitude 8,0, mas depois revisou para 8,7.
Ondas de até 4 metros atingiram partes da Península de Kamtchatka, segundo o governo.
Os EUA alertaram para “ondas perigosas” em partes da Rússia, Japão e Havaí.
O Japão prevê ondas de até 3 metros e emitiu alertas de emergência.
A costa oeste da América do Norte também está sob alerta, mas com menor risco.
O terremoto é o mais forte no planeta desde 2011, quando um terremoto de magnitude 9,0 atingiu o nordeste do Japão, provocando um tsunami devastador.
Kamchatka faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico , uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica em ambos os lados do Oceano Pacífico.
Moradores estavam sendo evacuados em Sakhalin, uma ilha russa no Pacífico que fica a sudoeste do epicentro, de acordo com o governador de Sakhalin, Valery Limarenko.

