Zambelli seguirá presa na Itália, depois de passar mal em audiência

Uma nova audiência foi marcada para 27 de agosto

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), ouvida no Tribunal de Apelação de Roma nesta quarta-feira (13), passou mal durante a audiência, mas preferiu dar continuidade ao processo. Ela chegou a ser atendida por um socorrista do próprio tribunal.

O advogado Fábio Pagnozzi, afirmou que a audiência que estava marcada para esta quarta-feira (13) sobre o caso da parlamentar, na Itália, acabou encerrada sem uma reavaliação da prisão.

Ao fim da audiência, o juiz Michele Monteleone autorizou perícia médica com urgência até 22 agosto. Zambelli, que teria mais de 10 doenças, incluindo a síndrome da taquicardia postural ortostática, que a levou à internação em 2024, está sem os medicamentos na prisão.

Zambelli deixou o Brasil no final de maio, dias após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023.

Segundo o STF, o crime foi cometido em parceria com o hacker Walter Delgatti, que está preso em Tremembé, interior de São Paulo.

O objetivo da invasão foi tirar a credibilidade dos sistemas do Judiciário, em um momento em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro questionavam o resultado da eleição.

O Brasil pediu à Itália a extradição da deputada, que estava considerada foragida. Ela foi presa por autoridades italianas no final de julho, após seu nome ter sido incluído na lista da difusão vermelha da Interpol, a polícia internacional.

Além de condenar Zambelli à prisão, o STF determinou a perda do mandato. O processo de cassação está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *