Encontro deve discutir nova etapa do plano de cessar-fogo ou de paz guerra na Ucrânia
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidaram líderes da Europa para participarem de um encontro na Casa Branca na próxima segunda-feira (18).
A reunião em Washington vai tratar dos próximos passos na tentativa de colocar um fim na guerra da Ucrânia. Nesta sexta-feira (15), o norte-americano se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas eles saíram sem um acordo de cessar-fogo.
Após o encontro com Putin, Trump diminuiu a importância de um acordo de cessar-fogo. O presidente dos EUA disse que agora mira em um acordo de paz.
Após a reunião com Putin, Trump ligou para Zelensky e líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Segundo uma fonte ouvida pela Reuters, Trump explicou que Putin pediu dois territórios ucranianos, Donetsk e Lugansk, para encerrar o conflito.
Em uma entrevista à emissora Fox News, o norte-americano disse que Zelensky deveria aceitar a proposta de Putin porque “a Rússia é uma grande potência e eles [ucranianos], não”. Quando questionado se daria algum conselho ao líder ucraniano, respondeu: “Faça o acordo. Você precisa fazer o acordo”.
Neste sábado, Putin classificou a conversa com Trump “útil”, oportuna, sincera e substancial”. Ele ainda disse que espera uma solução pacífica para o conflito com os ucranianos e que respeita a posição dos EUA.
O chanceler alemão Friedrich Merz afirmou à emissora alemã N-TV que um acordo de paz abrangente pode ser melhor do que um cessar-fogo, desde que seja alcançado “rapidamente”.
Em nota publicada no X, Zelensky disse ainda cogitar uma reunião entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos.

