O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), relacionou na noite desta quarta-feira (3), a decisão do Banco Central de barrar a compra do Banco Master pelo BRB, a pressão política. “Mais uma vez, PT e PSB agiram para contra o DF”, apontou Ibaneis Rocha.
Ibaneis Rocha acredita que o BC teria sofrido pressão política pata tomar a decisão negativa.
Ibaneis e dirigentes do BRB defendem o fechamento do negócio com o argumento de que a operação projetará o BRB nacionalmente e renderá ao banco dividendos bilionários, impulsionando a economia do DF. O GDF é o acionista majoritário do banco BRB.
A decisão do BC de barrar a compra do Master pelo BRB ocorre seis meses após o anúncio do contrato e no dia seguinte a uma polêmica que atinge diretamente o BC. Nessa terça-feira (2), líderes de seis partidos apoiaram um pedido de urgência do projeto que autoriza o Congresso Nacional a demitir diretores e o presidente do BC, em caso de atuação “incompatível com interesses nacionais”. A proposta reduz o poder da Presidência da República, única que pode destituir a diretoria da instituição.
Integrantes do PT e do PSB têm se posicionado contra a operação da compra do Banco Master pelo BRB, desde do inicio, quando foi anunciada a intençãode compra.
O acordo entre as partes, anunciado em março, previa que o BRB adquirisse 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e 58% do capital total do Master.
A aprovação do Banco Central seria o último passo para a transferência dos papéis. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval à operação em junho.
O Banco de Brasília S.A. (BRB) foi fundado em dezembro de 1964, com a missão de atuar como agente financeiro na captação de recursos para o desenvolvimento do DF. Em 1991, ampliou sua atuação e passou a operar nas carteiras comercial, de câmbio, de desenvolvimento e imobiliária.
A instituição é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, controlada majoritariamente pelo governo do DF (71,92%). A instituição atua em todo o DF e também está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.
Fundado em 1974 como corretora de valores e títulos imobiliários, o Banco Master obteve autorização do Banco Central para atuar como instituição financeira em 1990, sob o nome de Banco Máxima. Em 2021, após adquirir o Banco Vipal, passou a se chamar Banco Master.


