Israel derruba 2º prédio mais alto de Gaza em avanço sobre Cidade; VÍDEO

Bombardeio israelense usou três mísseis de alta precisão, que atingiram a base do prédio. Exército israelense diz já controlar 40% da maior cidade do território palestino.

Israel derruba 2º prédio mais alto de Gaza enquanto tropas avançam sobre Cidade de Gaza; VÍDEO

Nesta sexta-feira (5), o Exército israelense realizou um bombardeio preciso que derrubou o segundo prédio mais alto da Faixa de Gaza, o edifício residencial Mushtaha, de 14 andares, localizado na Cidade de Gaza, o maior centro urbano do território palestino. O ataque foi executado com três mísseis de alta precisão que atingiram a base do prédio, provocando seu colapso quase imediato. O prédio ficava ao lado de um campo de refugiados onde centenas de palestinos vivem em tendas, aumentando a tensão na região.

O Exército de Israel confirmou a autoria do bombardeio, afirmando que o prédio era usado pelo grupo militante Hamas para organizar operações contra as tropas israelenses. Medidas prévias teriam sido tomadas para minimizar os danos a civis, embora o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, tenha informado que pelo menos 30 palestinos foram mortos em bombardeios no dia, sendo 20 deles na Cidade de Gaza.

Paralelamente ao bombardeio, tropas israelenses continuam avançando na ofensiva terrestre para tomar o controle total da Cidade de Gaza. Segundo o Exército israelense, 40% da cidade já está sob seu controle. A operação, iniciada em 10 de agosto por determinação do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, visa derrotar o Hamas no principal reduto do grupo militante na Faixa de Gaza. A ofensiva tem provocado uma grave crise humanitária, com milhares de palestinos fugindo de suas casas.

O conflito entre Israel e Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas lançou um ataque terrorista contra Israel, resultando na morte de cerca de 1.200 israelenses e o sequestro de 251 reféns. Desde então, o conflito já causou mais de 64 mil mortes palestinas, com a Faixa de Gaza severamente devastada.

Testemunhas relataram que outros prédios altos também foram atingidos nos arredores da Cidade de Gaza na mesma sexta-feira. O avanço das tropas israelenses tem sido acompanhado por fortes críticas internacionais devido ao impacto humanitário da ofensiva e ao risco para a população civil, principalmente em um território com uma alta densidade populacional.

Vídeos capturaram o momento exato da queda do edifício Mushtaha, mostrando os três mísseis atingindo a base do prédio, seguido pelo colapso completo da estrutura em poucos minutos.

Moradores locais expressaram medo e desespero diante da intensificação dos ataques, que foram descritos por um morador como “terroríficos” e que está longe de saber para onde fugir.

A ofensiva deve continuar a se expandir e intensificar nos próximos dias, conforme anunciado pelo porta-voz militar israelense, prometendo ataques mais direcionados contra o que classificam como infraestrutura terrorista dentro da cidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *