Interrupções podem ter sido provocadas por interferência no Sistema Interligado Nacional. Situação já está normalizada
Apagões foram registrados na madrugada desta terça-feira (14) em diferentes estados brasileiros e no Distrito Federal.
No início da madrugada houve interrupção no fornecimento de energia elétrica, que durou entre cerca de 10 minutos minutos e uma hora, em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
De acordo com as concessionárias, o apagão pode ter sido causado por uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN).
No Distrito Federal, a Neoenergia confirmou que houve ocorrência entre 0h31 e 1h06, afetando 8 subestações e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 300 mil usuários.
Em Goiás, a Equatorial informou que a interrupção afetou mais de 529 mil unidades consumidoras. De acordo com a empresa, a falta de energia aconteceu por determinação da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “A medida foi necessária para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional”, informou em nota.
No Rio, a Light informou que cerca de 450 mil clientes foram afetados pela falha. Segundo a empresa, a interrupção ocorreu devido a um problema no SIN que acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo automático para evitar sobrecargas no sistema.
As regiões mais afetadas foram a zona norte, zona oeste e a Baixada Fluminense, onde o fornecimento foi restabelecido após aproximadamente 30 minutos. Usuários publicaram sobre a falha nas redes sociais.
No Norte, a Amazonas Energia confirmou que a queda de energia atingiu as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. O apagão teve duração de cerca de uma hora, e o serviço foi normalizado por volta de 0h25.
Em São Paulo, a Enel informou apenas que a falha ocorreu em âmbito nacional, sem detalhar o número de consumidores afetados. No estado, a interrupção durou menos de 10 minutos.
Outros estados, como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina, também registraram relatos de apagão, mas até o momento não há informações oficiais sobre o impacto em cada região.




I’m now not positive the place you’re getting your information, however great topic.
I needs to spend a while learning more or working out more.
Thank you for excellent info I used to be on the lookout for this information for
my mission.
Hi to every body, it’s my first go to see of this webpage; this
webpage contains remarkable and actually good data in support of readers.
I don’t know if it’s just me or if everyone else encountering issues with your website.
It appears as though some of the written text in your
posts are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let me know if this is happening
to them as well? This may be a issue with my
internet browser because I’ve had this happen previously.
Appreciate it
Great post! We will be linking to this particularly great content on our site.
Keep up the good writing.
Appreciate the recommendation. Will try it out.
Excellent web site you have here.. It’s hard to find good quality writing
like yours nowadays. I really appreciate individuals like you!
Take care!!