Presidente brasileiro criticou o protecionismo e falou em reduzir dependência no comércio, em referência ao dólar americano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas nesta quinta-feira (23) ao protecionismo, além de defender o uso de moedas locais no comércio, como uma alternativa ao dólar.
A declaração feita durante visita à Indonésia, acontece em meio à possibilidade de encontro entre o petista e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, no país asiático.
“Indonésia e Brasil não querem uma segunda Guerra Fria. Nós queremos comércio livre. E, mais ainda: tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar”, disse Lula, em declaração à imprensa na manhã desta quinta-feira (23).
Para o petista, “o Século XXI exige que tenhamos a coragem que não tivemos no Século XX. Exige que a gente mude alguma forma de agirmos comercialmente para não ficarmos dependentes de ninguém. Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial e não protecionismo”.
Trump, desde o início do mandato, tem atacado a ideia promovida sobretudo por Lula, mas também por outros países do Brics, para reduzir a dependência do dólar no comércio internacional.
Lula se reuniu com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, após uma cerimônia de visita de Estado no Palácio Merdeka. Na ocasião, os líderes assinaram atos nas áreas de agricultura, energia e mineração, ciência e tecnologia e comércio.
Lula defendeu também a ampliação do fluxo comercial com a Indonésia, hoje na marca de US$ 6 bilhões. “É pouco, presidente, é pouco para a Indonésia, é pouco para o Brasil, e eu acho que o povo da Indonésia e o povo do Brasil merecem que nós façamos um sacrifício maior para garantir que o comércio entre Indonésia e Brasil cresça de acordo com o crescimento da nossa população”, frisou.
Reunião com Trump
A viagem à Ásia pode marcar o encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os líderes conversaram por telefone no início do mês e sinalizaram o interesse em se reunir presencialmente.
O encontro deve ocorrer no domingo, na Malásia, onde os dois participarão da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A reunião será mais um passo para arrefecer as relações entre Brasil e Estados Unidos, e reverter as tarifas de 50% impostas pela Casa Branca a produtos brasileiros.




iwin – nền tảng game bài đổi thưởng uy tín, nơi bạn có thể thử vận may và tận hưởng nhiều tựa game hấp
kuwin sở hữu kho game đa dạng từ slot đến trò chơi bài đổi thưởng, mang đến cho bạn những giây phút giải trí tuyệt vời.
**memorylift**
memorylift is an innovative dietary formula designed to naturally nurture brain wellness and sharpen cognitive performance.
[…] americano, Donald Trump, confirmou neste sábado (25) que se encontrará com o presidente Luis Inácio Lula da Silva na Malásia. Trump afirmou porém, que a redução nas tarifas de importação depende das “circunstâncias […]
**sleep lean**
sleeplean is a US-trusted, naturally focused nighttime support formula that helps your body burn fat while you rest.