Movimento em defesa do leite brasileiro ganha força nos municípios do Sul

A mobilização pela valorização do produtor de leite avança pelo Sul do Brasil. Diversas Câmaras de Vereadores, em Santa Catarina e no Paraná, estão aprovando Moções de Apoio ao Projeto de Lei nº 4.309/2023, de autoria da Deputada Federal Daniela Reinehr (PL/SC), que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para venda como leite fluido no país; prática que desequilibra o mercado, reduz o preço pago ao agricultor e enfraquece toda a cadeia leiteira nacional. Atualmente, o projeto da parlamentar catarinense é o único em tramitação no Congresso Nacional.

Já são diversos os apoios formais ao projeto, entre eles os dos vereadores André Kovaleski, de Chapecó; Evandro Mocelin, de Concórdia; Gilson Guesser de Almeida e José Henrique Fagundes da Silva, de Ermo; Carlos de Sennes Pinto, de Abelardo Luz; além do vereador Valdecir Alcântara, de Cascavel (PR). Todos protocolaram Moções de Apoio à proposta, destacando a urgência de proteger a produção local e de garantir renda às famílias rurais que vivem do leite.

A moção de apoio também está sendo articulada pela Acamosc (Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina), que representa 30 câmaras filiadas. O que amplia o movimento em defesa do setor leiteiro e dos produtores catarinenses.

Para a deputada Daniela, o avanço do movimento demonstra união em torno de uma causa nacional. “Cada moção aprovada é a voz do interior gritando por respeito. Nosso produtor trabalha de sol a sol e merece um país que compre dele; não de fora. Juntos, vamos aprovar esse projeto e dar um basta nessa injustiça com quem produz o alimento das nossas famílias.”

A deputada ainda recorda que já houveram inúmeras audiências públicas em Brasília e nos estados, mas que não geraram qualquer ação efetiva do Governo Federal. “E por isso protocolei o projeto que já foi aprovado nas Comissões de Agricultura e de Finanças e Tributação e aguarda análise final na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)”, conta Daniela, acrescentando que ela mesma dialoga com o presidente Paulo Azi (União/BA) para acelerar o parecer e levar o texto ao Plenário da Câmara dos Deputados.

A expectativa é que outras câmaras municipais, associações rurais e cooperativas se unam ao movimento apartidário, em defesa do setor leiteiro nacional. A iniciativa busca pressionar Brasília pela aprovação urgente do projeto, evitando o colapso de milhares de pequenas propriedades familiares, que sustentam a base da economia e da nossa alimentação.


3 comentários

  1. Đến với J88, bạn sẽ được trải nghiệm dịch vụ cá cược chuyên nghiệp cùng hàng ngàn sự kiện khuyến mãi độc quyền.

  2. Đến với J88, bạn sẽ được trải nghiệm dịch vụ cá cược chuyên nghiệp cùng hàng ngàn sự kiện khuyến mãi độc quyền.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *