Viradouro vence Carnaval do Rio de Janeiro 2026

Unidos do Viradouro trouxe Moacyr da Silva Pinto, o icônico Mestre Ciça, como samba-enredo

Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, (18), com 270 pontos, gabaritando todos os nove quesitos julgados após descartes de notas baixas.

Enredo e Destaques do Desfile

A escola de Niterói homenageou o Mestre Ciça, lendário mestre de bateria da agremiação, com o enredo “Pra Cima, Ciça”, narrando sua trajetória desde a Estácio de Sá até momentos icônicos como o desfile de 2007, quando a bateria desfilou em carro alegórico.

O desfile foi técnico e emocionante, com a Sapucaí explodindo em gritos de “É campeã!” durante a apuração. Viradouro assumiu a liderança isolada no quesito Harmonia e manteve o topo até o fim.

Notas por Quesito

A Viradouro recebeu pontuação máxima em todos os quesitos (nota base 30 pontos cada), graças aos descartes das poucas notas abaixo de 10:

  • Comissão de Frente: 30
  • Mestre-sala e Porta-bandeira: 30
  • Bateria: 30
  • Alegorias e Adereços: 30
  • Harmonia: 30
  • Fantasias: 30
  • Enredo: 30
  • Evolução: 30
  • Samba-enredo: 30

Total: 270 pontos. As notas diferentes de 10 foram descartadas conforme regulamento da Liesa, que abriu envelopes de 36 dos 54 jurados por quesito.

Viradouro vence Carnaval do Rio de Janeiro 2026

Classificação Final e Desfile das Campeãs

Beija-Flor ficou em segundo, Vila Isabel em terceiro, seguidos por Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Mangueira, todas estarão no Desfile das Campeãs no sábado, 21 de fevereiro. Acadêmicos de Niterói, estreante com enredo sobre Lula, sofreu rebaixamento com as piores notas e volta à Série Ouro. O título é o quarto da Viradouro no Grupo Especial.

Reações e Festa em Niterói

“Ganha o sambista”, disse Mestre Ciça, emocionado. Niterói entra em festa, com a vermelha e branca celebrando o tetracampeonato após disputa acirrada. O presidente da escola destacou o enredo como tributo à essência do samba, emocionando público e jurados.

No domingo, desfilaram as escolas Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Já na segunda-feira foi a vez das agremiações Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca passarem pelo sambódromo.

Por fim, na terça-feira, foi a vez de Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.

As escolas campeãs retornam à Sapucaí no sábado (21) para o desfile das campeãs.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *