Unidos do Viradouro trouxe Moacyr da Silva Pinto, o icônico Mestre Ciça, como samba-enredo
Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, (18), com 270 pontos, gabaritando todos os nove quesitos julgados após descartes de notas baixas.
Enredo e Destaques do Desfile
A escola de Niterói homenageou o Mestre Ciça, lendário mestre de bateria da agremiação, com o enredo “Pra Cima, Ciça”, narrando sua trajetória desde a Estácio de Sá até momentos icônicos como o desfile de 2007, quando a bateria desfilou em carro alegórico.
O desfile foi técnico e emocionante, com a Sapucaí explodindo em gritos de “É campeã!” durante a apuração. Viradouro assumiu a liderança isolada no quesito Harmonia e manteve o topo até o fim.
Notas por Quesito
A Viradouro recebeu pontuação máxima em todos os quesitos (nota base 30 pontos cada), graças aos descartes das poucas notas abaixo de 10:
- Comissão de Frente: 30
- Mestre-sala e Porta-bandeira: 30
- Bateria: 30
- Alegorias e Adereços: 30
- Harmonia: 30
- Fantasias: 30
- Enredo: 30
- Evolução: 30
- Samba-enredo: 30
Total: 270 pontos. As notas diferentes de 10 foram descartadas conforme regulamento da Liesa, que abriu envelopes de 36 dos 54 jurados por quesito.

Classificação Final e Desfile das Campeãs
Beija-Flor ficou em segundo, Vila Isabel em terceiro, seguidos por Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Mangueira, todas estarão no Desfile das Campeãs no sábado, 21 de fevereiro. Acadêmicos de Niterói, estreante com enredo sobre Lula, sofreu rebaixamento com as piores notas e volta à Série Ouro. O título é o quarto da Viradouro no Grupo Especial.
Reações e Festa em Niterói
“Ganha o sambista”, disse Mestre Ciça, emocionado. Niterói entra em festa, com a vermelha e branca celebrando o tetracampeonato após disputa acirrada. O presidente da escola destacou o enredo como tributo à essência do samba, emocionando público e jurados.
No domingo, desfilaram as escolas Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Já na segunda-feira foi a vez das agremiações Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca passarem pelo sambódromo.
Por fim, na terça-feira, foi a vez de Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
As escolas campeãs retornam à Sapucaí no sábado (21) para o desfile das campeãs.



