O atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan venceu a concorrência para a presidência durante eleição ocorrida neste domingo (28) e conquistou a reeleição, segundo a agência estatal do país.
Até a última atualização da reportagem, 99,66% das urnas já haviam sido apuradas e Erdogan vencia por 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu.
Antes mesmo do anúncio oficial, Erdogan já havia reivindicado vitória e deu um discurso em frente à sua casa.
Erdogan pode assim seguir rumo à terceira década de governo, na qual especialistas indicam mais medidas autoritárias, uma aproximação da Rússia e afastamento da Europa e dos Estados Unidos.
No primeiro turno, Erdogan, conquistou 49,5% dos votos, não formando maioria e levando a um segundo turno das presidenciais. Kilic alcançou 44,9% e tem um grande desafio pela frente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste doming (28) o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais.
“Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, escreveu o petista no Twitter.