Rota pelo rio Danúbio é usada como principal alternativa para exportações de grãos desde que Moscou reintroduziu bloqueio ao Mar Negro
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse nesta quarta-feira, 2, que a Rússia danificou um silo de grãos no porto de Izmail, na região de Odesa. A estrutura fica no delta do rio Danúbio, dividido com a Romênia, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e fica na principal rota alternativa para exportações de grãos ucranianos desde que Moscou reintroduziu seu bloqueio ao Mar Negro, em julho.
“Os grãos ucranianos têm potencial para alimentar milhões de pessoas em todo o mundo”, escreveu a pasta no Twitter.
Um vídeo divulgado pelas autoridades ucranianas mostrou bombeiros em escadas lutando contra um grande incêndio em um prédio coberto com janelas quebradas. Vários outros edifícios ao redor estavam em em ruínas e grãos vazaram de pelo menos dois silos destruídos.
Video of the aftermath of the #Russia|n combat UAV attack on the port of #Izmail, #Odesa region, south #Ukraine.
This video was filmed from the Romanian bank of the Danube River. #Romania is a @NATO and #EU member state.pic.twitter.com/kHdvJ2Z9rk
— Alex Kokcharov (@AlexKokcharov) August 2, 2023
Não houve relatos de vítimas, escreveu o governador da região de Odesa, Oleh Kiper, em uma postagem no aplicativo de mensagens Telegram.
“Infelizmente, houve danos”, disse o presidente Volodymyr Zelensky no Telegram. “Os mais significativos estão no sul do país. Os terroristas russos mais uma vez atacaram portos, grãos, segurança alimentar global”.
Os preços do trigo em Chicago subiram 4% após o ataque desta quarta-feira. Acionistas se preocupam com o impacto na oferta global desses alimentos, já que a Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo.
A Rússia tem atacado sucessivamente a infraestrutura agrícola e portuária ucraniana por mais de duas semanas, desde que se recusou a estender um acordo que suspendeu o bloqueio dos portos ucranianos durante a guerra no ano passado.