Criminosos conseguem trocar destinatário e aumentar valor da transferência para limpar conta de usuário
A empresa de cibersegurança é dona de softwares antivírus Kaspersky anunciou que descobriu uma nova ameaça que permite a criminosos roubarem valores de Pix de um celular sem que a pessoa perceba de imediato. O programa malicioso foi detectado em dezembro e já é a segunda fraude mais registrada na América Latina.
O vírus afeta apenas aparelhos com sistema Android. Na fraude, criminosos conseguem trocar o destinatário e o valor da transferência. Os estelionatários levam quase todo o saldo da conta em um único golpe.
O malware, que trabalha na etapa anterior à solicitação da senha, consegue trocar a chave Pix durante uma transferência bancária para uma do criminoso. Chamado de Brats, o trojan bancário já foi detectado mais de 1.500 vezes desde janeiro. A Kaspersky alerta que o golpe vem crescendo no país.
Para infectar os celulares, os hackers usam notificações e aplicativos falsos. Um dos golpes redirecionava para um simulacro do WhatsApp. Nesse caso, o app foi retirado do ar da Google Play após aviso da Kaspersky.
Só notícias catastróficas. Socorro!!!