Michael John Gambon morreu em hospital aos 82 anos
O ator que interpretou o personagem Albus Dumbledore na série de filmes Harry Potter, Michael John Gambon morreu nesta quinta-feira (28) em um hospital aos 82 anos.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz o comunicado de sua família.
Nascido em Dublin, na Irlanda, Sir Michael John Gambon começou a atuar no teatro no início dos anos 1960, antes de estrear na TV e no cinema.
Além de Harry Potter, ele também fez O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989), Assassinato em Gosford Park (2001), O Discurso do Rei (2010) e As Aventuras de Paddignton (2014).
Ele também ganhou três prêmios Olivier e dois prêmios Screen Actors Guild Awards – por “Gosford Park” e “O Discurso do Rei” de 2001. Gambon foi nomeado Comandante do Império Britânico em 1992 e cavaleiro pelos serviços prestados ao teatro em 1998, algo que ele chamou de “um belo presente”, embora não tenha usado o título.
Gambon sempre inventava histórias. Durante anos, ele mostrou a outros atores uma fotografia autografada de Robert De Niro, que ele mesmo havia assinado antes mesmo de conhecer o ator americano.
Ele revelou em um episódio do programa “The Late Show” na Irlanda que convenceu sua mãe de que era amigo do papa.