Mais de dois milhões de clientes ficaram sem energia na grande São Paulo depois da forte tempestade
O Procon de São Paulo multou a concessionária Enel em R$ 12, 7 milhões pelo não fornecimento de energia após o temporal que atingiu a capital paulista e a região metropolitana no dia 3 de novembro. A informação foi divulgada pelo órgão neste sábado (18).
De acordo com o órgão, foi constatado, por diversos meios, que um grande contingente de consumidores ficou sem energia elétrica por mais de 48 horas.
A infração tem o valor máximo previsto no Código de Defesa do Consumidor, que é de R$ R$ 12.793.962,68 e se baseia nas reclamações registradas tanto na plataforma digital, como nos postos de atendimento presencial no Poupatempo, Delegacias de Polícia e Procon Móvel, que foi mobilizado para atender moradores de regiões mais atingidas pela falta de energia.
A medida ocorre após a empresa ser notificada e apresentar seus argumentos. O Procon diz ainda que continua fiscalizando e acompanhando a evolução das reclamações registradas pelos consumidores e pode adotar ainda novas sanções contra a Enel.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse em agenda na quinta-feira (16), que pediu para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cancelar o contrato de concessão com a Enel. O pedido, segundo o prefeito, aconteceu na última segunda-feira (13), durante reunião com diretores da agência, prefeitos de cidades atendidas pela Enel e o governador Tarcísio de Freitas. “Não tem mais condições de a Enel permanecer aqui em São Paulo.