Reféns capturados pelo Hamas devem começar a ser libertados nesta sexta-feira (24)
Tanques de guerra israelenes e veículos blindados e soldados estão deixando a Faixa de Gaza e atravessando a fronteira de volta para Israel nesta sexta-feira (24).
O movimentoacontece momentos após o início da trégua programada no conflito contra o Hamas.
O cessar-fogo temporário entrou em vigor às 7h, pelo horário local (2h, no horário de Brasília). A pausa no conflito deve durar quatro dias para possibilitar a saída de reféns capturados por terroristas.
Minutos após o início da pausa, Israel acionou sirenes para alertar sobre possíveis ataques com foguetes contra comunidades israelenses na região da fronteira.
Um porta-voz do governo de Israel disse que o Hamas lançou um foguete contra o país, violando os termos do acordo. No entanto, nenhum estrago foi reportado.
A expectativa é de que os primeiros reféns capturados pelo Hamas devam ser liberados nesta sexta-feira. Mais de 50 reféns podem ser liberados nos próximos dias. Israel prometeu prolongar a trégua em um dia para cada 10 reféns adicionais que forem libertados pelo grupo terrorista.
O acordo também envolve a liberação de 150 palestinos mantidos como prisioneiros por Israel. Além disso, durante a pausa no conflito, Gaza deve receber caminhões com água, comida, auxílio médico e combustível.
Minutos antes do início do prazo para trégua no conflito, as Forças de Defesa de Israel divulgaram um vídeo do porta-voz Avichay Adraee afirmando que a guerra ainda não tinha acabado.
“A pausa humanitária é temporária. O norte da Faixa de Gaza é uma zona de guerra perigosa”, afirmou.