Novo denuncia e pede quebra de sigilo bancário de André Janones

Áudio de deputado negociando rachadinha veio a público nesta segunda-feira, 27

Nesta segunda-feira, (27) o partido Novo apresentou uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por promover rachadinha em seu gabinete.

O parlamentar defendeu em uma reunião dentro da Câmara dos Deputados, o pagamento de suas despesas de campanha com dinheiro de salários de servidores em uma reunião cujo áudio veio a público hoje.

Na gravação, revelada pelo portal Metrópoles, Janones descreve a lógica da rachadinha, na qual o funcionário recebe uma porção maior que seu salário para devolvê-la ao pagador.

É evidente que se André Janones quis realizar gastos em campanha eleitoral com recursos de seu patrimônio, isso não deve ser cobrado dos cofres públicos. Trata-se de decisão pessoal que buscava atender seus próprios interesses particulares como candidato. O que ele fez, caso implementado o sistema de rachadinhas, foi desviar recursos públicos em prol de seus próprios interesses, propiciando enriquecimento pessoal”, destaca o documento.
O texto é assinado pelo deputado cassado Deltan Dallagnol, embaixador Nacional do Partido Novo, e por Guilherme Ferreira Kilter Lira, integrante da sigla.

O Novo pede a instauração de procedimento para apurar o caso. Além disso, o documento sugere que a demanda seja enviada à Unidade de Inteligência Financeira do Brasil (UIF), antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a respeito de movimentações
financeiras atípicas de André Janones e de todos os servidores parlamentares lotados no gabinete.

A notícia-crime pede, ainda, a quebra de sigilo bancário de todas as contas mantidas em instituições financeiras de todos os servidores parlamentares que estiveram lotados no gabinete do deputado federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *