Filme de brasiliense que não tem mais coragem de voar trouxe à tona o debate e que há de melhor para contornar o problema. Segundo a Psicóloga clínica Lilian Pelli Ribeiro, é possível ter bons resultados com a psicoterapia em EMDR para fobia a viagem de avião
O lançamento do filme “O Sequestro do Voo 375” no último dia 7, trouxe para as redes sociais o debate sobre ter medo de avião. Um dos produtores, o jornalista e cineasta Constâncio Viana chamou a atenção ao declarar que prefere viajar de carro.
O sintoma tem até nome: aviofobia. A do produtor audiovisual brasiliense impulsionou as primeiras pesquisas dele, que culminaram com o lançamento do longa metragem.
A psicóloga clínica Lilian Pelli Ribeiro afirma que é possível ter bons resultados com a psicoterapia em EMDR para neutralizar a fobia a viagem de avião.
Ela é especialista e utiliza a técnica de estímulo dos dois lados do cérebro para neutralizar fobias.
EMDR é a sigla para Eye Movement Desensitization and Reprocessing, que significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos. É uma forma de psicoterapia que foi desenvolvida na década de 1980 por Francine Shapiro. O EMDR é usado para tratar uma variedade de problemas psicológicos, incluindo transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ansiedade, depressão e fobias.
Segundo a psicóloga, “as memórias traumáticas são armazenadas de forma desorganizada no cérebro. Isso pode levar a sintomas como flashbacks, pesadelos, ansiedade e até depressão. O EMDR ajuda o cérebro a reprocessar essas memórias de forma mais saudável“, explica Lilian Pelli.
Uma revisão sistemática de 2021, publicada na revista “Frontiers in Psychology”, analisou 16 estudos que avaliaram a eficácia do EMDR para o tratamento da aviofobia. Os resultados da revisão mostraram que o EMDR foi eficaz na redução dos sintomas de ansiedade e medo relacionados a viagens de avião.
Outro estudo, publicado em 2019 na revista “Journal of Clinical Psychology”, avaliou a eficácia do EMDR em um grupo de 15 pessoas com aviofobia. Os resultados do estudo mostraram que o EMDR foi eficaz na redução dos sintomas de ansiedade e medo relacionados a viagens de avião.
Além dessas publicações, há vários relatos de casos que documentam a eficácia do EMDR no tratamento da aviofobia.
Em geral, as evidências sugerem que o EMDR é um tratamento eficaz para a aviofobia. O EMDR pode ajudar as pessoas a superar seu medo de voar e a viajar com mais segurança e conforto.
Durante uma sessão de EMDR, o cliente se concentra, prioritariamente em uma memória traumática enquanto o terapeuta usa estímulos bilaterais. Esses estímulos podem ser movimentos oculares, taps nos joelhos ou cliques em fones de ouvido. Os estímulos bilaterais ajudam o cérebro a integrar a memória traumática com outras memórias e emoções.
O EMDR é uma abordagem eficaz para o tratamento de uma variedade de problemas psicológicos.
Os benefícios potenciais do EMDR incluem:
- Redução dos sintomas de TEPT, ansiedade, depressão e fobias
- Melhora da qualidade de vida
- Maior capacidade de lidar com situações estressantes
O EMDR é uma terapia segura e eficaz que pode ajudar as pessoas a superar os traumas do passado e viver uma vida mais plena.
Se você tem algum tipo de dúvida sobre fobias, e como se cuidar ou cuidar de algum conhecido, o BSB Revista traz o caminho. O contato da profissional que atende fisicamente em Brasília é virtualmente DM qualquer lugar que você esteja.
Serviço: Lilian Pelli Ribeiro- Psicóloga Clínica
Celular / WhatsApp: 61 999815958
Setor Comercial Norte, edifício América Office Tower
Excelente matéria. Parabéns!