Aplicação gratuita da vacina para todos os brasileiros teve parecer favorável da Conitec, mas ainda falta definir grupos prioritários e início da vacinação
O Brasil será o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue de forma gratuita para toda a população, segundo informou o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (21).
A decisão de incorporar a vacina denga, contra a dengue, ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi autorizada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec), que recomendou a inclusão do imunizante nas campanhas de vacinação do governo.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, com público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses, segundo o Ministério.
A farmacêutica Takeda, que fabrica o imunizante, informou que a capacidade de fornecimento de doses ainda é limitada. Dessa forma, ainda não será possível disponibilizar a vacina em larga escala em um primeiro momento.
O laboratório pretende entregar ao governo cerca de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal do imunizante é composto por duas doses.
O Brasil registrou um aumento de 15,8% nos casos de dengue em 2023 (1.601.848), quando comparado ao mesmo período de 2022 (1.382.665).