Esposa do personal Danilo de Campos disse que ele fazia exercícios físicos regulares, seguia dieta e não tinha nenhum problema de saúde, mas tomava complementos para performance física
O personal trainer Danilo de Campos, 31 anos, morreu em Ponta Grossa (PR), nos Campos Gerais, vítima de um infarto.
Segundo a viúva de Danilo, Daniela Kuhn, horas antes de morrer o homem foi sozinho a um hospital relatando mal-estar no estômago.
De acordo com Daniela, o marido não tinha problemas de saúde aparentes. Na rotina do jovem, estavam exercícios de musculação seis vezes na semana e dieta orientada por nutricionista.
“Levava uma vida extremamente saudável, havia feito uma consulta de rotina com o cardiologista há 6 meses para exames de check-up e estava tudo bem. Ele fazia dieta orientada por um nutricionista, treinava musculação seis vezes na semana e fazia ‘cardio’ em jejum diariamente ao acordar” disse.
Mas o treinador usava proteínas e outros produtos para ganhar músculos mais rápido do que o normal .
Segundo Daniela, o marido consumia whey protein (proteína do soro do leite), creatina e compostos para pré-treino que são de consumo constante entre os frequentadores de academias que preferem atalhos para obter resultados estéticos mais rápido e com menos esforços. Ela também usa os produtos que podem levar ao ataque cardíaco e morte, alémde outros danos.
Whey protein é um produto destinado a aumentar a resistência aeróbica em exercícios de longa duração. O uso fora da dosagem correta pode causar problemas de coração, taquicardia, arritmia, alteração da pressão arterial, desidratação, agressividade, insônia, cefaleia, falta de concentração, náusea e agitação.
Em caso de excesso mo uso do produto, os órgãos podem se sobrecarregar, aumentando as chances de desenvolvimento de cálculo renal.
O fígado é outro órgão que pode se sobrecarregar com o consumo excessivo de Whey Protein, promovendo a insuficiência hepática em casos mais graves.
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, problemas como arritmia, alteração da pressão arterial, insônia, sonolência e ansiedade podem ser resultados do uso inapropriado de suplementos nutricionais. Por conta disso, o ideal é manter os exames em dia e realizar acompanhamento com nutricionista para fazer a dieta de maneira saudável e segura.
Durante a carreira, Danilo participou, uma única vez, de um campeonato de fisiculturismo, mas, segundo Daniela, ele não quis continuar no segmento devido ao esforço que a atividade demanda, inclusive para a saúde.
“Ele atuava como personal trainer, não era um fisiculturista. Ele só competiu uma vez, em 2022. Tinha curiosidade de sentir na pele como era a competição que premia o esporte que ele tanto amava. Pegou o quinto lugar entre 15 atletas, saiu satisfeito e decidido a nunca mais competir, porque exigia sacrifícios à saúde e à família que ele não estava disposto a se expor. Ele prezava a família em primeiro lugar“, conta a viúva.
Danilo deixou a esposa e um enteado de seis anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no Brasil. Os principais fatores de risco são tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto e estresse em excesso.
[…] Pavlak, fisiculturista que morreu aos 19 anos em Blumenau, Santa Catarina, começou a praticar exercícios fisicos em […]