Quatro estados decretaram a situação crítica após a explosão de doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se alastra pelo país
A cidade do Rio de Janeiro também declarou emergência em saúde pública devido ao crescente aumento de casos de dengue. O decreto foi publicado nesta segunda-feira, 5, depois que o município registrou um total de 20.064 casos prováveis da doença até o dia 1º de fevereiro.
A crescente epidemia de dengue em diversas regiões do Brasil levou pelo menos quatro estados e o Distrito Federal a decretarem situação de emergência.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o país registrou um acumulado de 217.841 casos prováveis de dengue em apenas uma semana, com 15 mortes confirmadas e outras 149 em investigação. Isso representa uma incidência de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, com uma taxa de letalidade de 0,9%.
Comparando com o balanço anterior, que abrangia as três primeiras semanas do ano, os números da dengue aumentaram significativamente.
Naquele período, o país tinha registrado 12 mortes e 120.874 casos prováveis da doença, com 85 óbitos ainda em investigação.
Os estados mais afetados são Acre, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal.
O Distrito Federal publicou seu decreto de emergência no dia 25. O boletim epidemiológico mais recente aponta 29.492 casos prováveis de dengue nas primeiras quatro semanas do ano, além de seis mortes pela doença.
Minas Gerais também publicou um decreto de emergência em saúde pública em 27 de janeiro. Até o dia 29, foram registrados 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados da doença, além de um óbito confirmado e 35 em investigação.
O estado do Acre foi um dos primeiros a tomar medidas, publicando seu decreto no início do ano, em 5 de janeiro. Até meados do mês passado, o estado já havia contabilizado 2.532 notificações de casos de dengue, sendo a capital Rio Branco a região mais afetada.
O estado de Goiás publicou seu decreto na última sexta-feira, 2. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado. Isso representa um aumento de 58% em comparação com o mesmo período do ano anterior.