DENGUE: DF tem 171 pessoas na UTI das mais de 2 mil internadas pela doença

Capital do país tem 67.897 casos prováveis de dengue notificados só neste início de 2024

Com 67.897 casos prováveis de dengue notificados em 2024, o sistema de saúde do Distrito Federal tinha, até as 18h de sexta-feira (16), 171 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa da doença.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), nos leitos gerais, ou seja, fora das UTIs, há 2.050 pacientes. Em média, os internados passam 2 dias e 15 horas no leito.

Segundo a pasta, as internações gerais ocorrem quando a pessoa apresenta sintomas moderados a graves, mas sem comprometimento significativo dos órgãos vitais. Esses pacientes podem precisar de monitoramento regular da pressão arterial, hidratação intravenosa e controle da febre.

“Nos casos de dengue, as internações hospitalares podem ocorrer em diferentes unidades, como enfermaria e UTI, dependendo da gravidade do caso. Os casos mais leves geralmente não necessitam de internação, mas devem ser acompanhados ambulatorialmente”, diz a Saúde.

Na enfermaria, os internados recebem cuidados clínicos e de suporte, incluindo administração de fluidos intravenosos, analgésicos para o controle da dor e outros tratamentos para os sintomas da dengue conforme necessário.

Ainda de acordo com a pasta, a maioria é tratada com sucesso na enfermaria e pode receber alta após a melhora dos sintomas e estabilização do quadro clínico.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Com maior incidência no verão, tem como principais sintomas: dores no corpo e febre alta. Considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, a doença pode levar o paciente a morte.

Segundo a secretária de Saúde do DF, é importante que os pacientes com dengue recebam atendimento médico adequado e oportuno para minimizar o risco de complicações graves.

Onde devo procurar atendimento para dengue em Brasília?

A Secretaria de Saúde orienta que quem tiver febre alta (acima de 38ºC), dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, cefaleias e manchas vermelhas pelo corpo, procure a UBS mais próxima. Na unidade, o paciente terá acesso ao teste rápido, a hidratação venosa e o acompanhamento médico. O DF tem 176 UBSs e nove tendas de hidratação temporárias.

As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, até as 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. As tendas de hidratação instaladas em Samambaia, Brazlândia, Ceilândia, Sobradinho, Sol Nascente/Pôr do Sol, Sobradinho, Recanto das Emas, São Sebastião, Estrutural e Santa Maria estão abertas todos os dias, das 7h às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *