Julgamento que pode cassar mandato de Moro tem a data marcada pelo TRE-PR

Partidos de Lula e Bolsonaro entraram com a ação que pode tirar mandato de senador da República que condenou atual presidente à prisão e denunciou o ex-presidente por crimes, quando era seu ministro da Justiça

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson marcou a data de início do julgamento conjunto des duas ações que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR)

As ações foram movidas pelo PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo PL, que é o partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Ambos partidos pediram que Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato, seja cassado por abuso do poder econômico.

Sérgio Moro condenou Lula, atual presidente, à prisão por corrupção e ocultação de bem e denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro por crimes, quando era seu ministro.

Moro foi ministro da Justiça e Segurança de Bolsonaro, mas deixou o governo em abril de 2020 acusando o presidente de tentar interferir na Polícia Federal para proteger a família e aliados de investigações.

Em 2020, Bolsonaro se vangloriou de ter acabado com a operação Lava Jato que combateu a corrupção por um período no Brasil. “Tenho a honra de dizer para a imprensa que acabei com a Lava Jato “, disse.

Bolsonaro convenceu Sérgio Moro a deixar o cargo de juiz concursado para ser ministro prometendo carta branca, mas na verdade queria controle até sobre a PF, e fritou Moro até sua posterior demissão do Ministério. Além disso Bolsonaro promoveu mudanças no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) que atrapalham as investigações contra a corrupção.

Moro condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupçãoe e lavagem de dinheiro no caso do apartamento triplex no Guarujá. Lula ficou 1 ano, 7 meses e 1 dia (580 dias) na prisão, mas foi solto pelo STF depois de uma mudança de entendimento criticada por juristas ao redor do mundo.

.Foram reservadas três sessões para o julgamento que vai começar no dia 1º de abril no TRE-PR e seguirá por mais duas sessões dos dias 3 e 8 de abril.

Os juízes do TRE-PR decidiram em uma reunião reservada antes do Carnaval, que nenhum deles terá acesso prévio ao voto do relator, Luciano Carrasco Falavinha.

Também ficou acordado que cada um, dos sete integrantes do TRE-PR vai ter o tempo que achar necessário para explicar seu voto como forma de prestação de contas à sociedade.

Sigurd Roberto Bengtsson marcou a data do julgamento, depois que foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22), a posse no TRE-PR, do advogado indicado por Lula, José Rodrigo Sade como juiz da corte que julgará o pedido de cassação aberto contra o senador Sergio Moro.

Apoie o jornalismo isento e gratuito do BSB Revista

Se você chegou até aqui é porque gosta do jornalismo profissional, responsável e independente que nos norteia.

Este é o jornalismo do BSBRevista, que traz para você as matérias que realmente importam.

Não temos preferência política ou partidária, mas temos o compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas matérias jornalísticas, são sempre fiéis aos fatos.

Nossas análises políticas são responsáveisapesar do bom humor, mesmo diante das mais trágicas decisões dos que comandam o país nas últimas décadas.

Buscamos o aperfeiçoamento do jornalismo político e investigativo que é capaz de ajudar a mudar e balizar os rumos e o destino dessa nação.

Você também pode ajudar nessa missão e manter vivo nosso ideal em busca de uma sociedade mais justa e humana contribuindo com qualquer valor que quiser, quantas vezes quiser e puderFaça um Pix (61) 996877399

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *