Meta diz que houve problema técnico para justificar pane global e mais de 70 mil usuários relataram problemas no Facebook e Instagram
Uma pane global fez o Instagram e o Facebook ficarem fora do ar na tarde desta terça-feira (5). A instabilidade começou por volta das 12h30 e durou vários minutos.
O site Downdetector, que reúne queixas sobre aplicativos e sites em vários países, chegou a registrar mais de 70 mil reclamações de usuários brasileiros. Foram 40 mil queixas sobre o Facebook no Brasil e 30 mil sobre o Instagram.
as plataformas começaram a se recuperar por volta das 14h, permitindo que usuários acessassem suas contas.
Países no mundo inteiro também relataram problemas. Nos Estados Unidos, o Facebook teve mais de 580 mil reclamações, e o Instagram, mais de 90 mil. Já no Reino Unido, foram mais de 175 mil reclamações sobre o Instagram, e Facebook.
Qual a justificativa da Meta?
Para justificar o erro da Meta, o diretor de comunicações da gigante da comunicação foi até o site da concorrente. Segundo a controladora do Facebook e do Instagram, dirigida por Andy Stone, a instabilidade foi causada por um problema técnico. O CEO da Meta postou no X, antigo Twitter, a justificativa, mas não detalhou, qual foi a falha.
“Hoje cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse.
O que realmente aconteceu com Instagram e Facebook?
Ao acessar o Instagram, os usuários notaram que o feed da rede social não carregava e apareciam estas mensagens: “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Já o Facebook quem estava na plataforma foi deslogado e não conseguia entrar de volta nos perfis.