Banco Central reduz taxa de juros básica para 10,75% ao ano

O Banco Central do Brasil decidiu, nesta quarta-feira (20), durante a segunda reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano, reduzir a taxa básica da economia (Selic) no mesmo patamar das últimas reuniões e novamente baixou em 0,50 ponto percentual, para 10,75% anuais.

Este é o sexto corte consecutivo no consecutivo na taxa Selic com este percentual. A decisão do Copom foi unânime.

O Copom sinalizou que acredita que o ambiente externo segue volátil, marcado pelo debates sobre o início da flexibilização monetária nas principais economias e a velocidade com que se observará a queda da inflação de forma sustentada em diversos países.

Segundo a nota do Copom, a decisão “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025”.   

O Banco Central sinalizou novamente o tamanho dos próximos cortes, como vinha ocorrendo nas reuniões anteriores do Copom, o chamado foward guidance (sinalização futura).

A autoridade monetária sinalizou que, na próxima reunião, em maio, o corte deve ser do mesmo tamanho caso seja confirmado “o cenário esperado”, haverá uma redução “de mesma magnitude”.

O Comitê enfatiza que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, destacou o comunicado.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *