Esta é a segunda vez que o embaixador húngaro é chamado em menos de 2 meses pelo governo
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) chamou o embaixador húngaro no Brasil, Miklós Halmai, para dar explicações do porque o ex-presidente Jair Bolsonaro dormiu dois dias na embaixada.
O governo Lula chamou o embaixador depois que o jornal americano The New York Times disse que Bolsonaro ficou hospedado dois dias na embaixada em Brasília, quatro dias depois de ter seu passaporte apreendido.
Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, Bolsonaro ficou hospedado na embaixadadaHungria. No dia 8 daquele mês, Bolsonaro havia sido alvo de uma operação da Polícia Federal sobre a suposta tentativa de golpe de estado.
Na operação, policiais federais apreenderam o passaporte do ex-presidente no escritório do Partido Liberal. (PL) d prdnderam dois de seus ex-colaboradores.
Horas depois da operação, o primeiro ministro da Hungria, Orbán utilizou uma rede social para declarar apoio ao amigo.
Nas redes sociais Orbán postou uma foto com Bolsonaro e escreveu: “Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente Jair Bolsonaro“.
Por conta da postagem, o embaixador da Hungria, Hamai foi chamado ao Itamaraty para dar explicações. Em menos de 2 meses, o embaixador húngaro foi chamado ao MRE para dar novas explicações.