Submarino será quinto da frota brasileira e terceiro totalmente construído no Brasil
Depois de 16 anos em parceria para a construção, o Brasil e a França lançarão, em obra conjunta ao mar, o submarino Tonelero (S42), em Itaguaí, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27).
A construção da embarcação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
O Prosub é uma parceria entre o Brasil e França firmada em 2008, com orçamento de R$ 40 bilhões.
O Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil, através do Prosub.
O programa de transferência de tecnologia entre os países prevê a construção de cinco submarinos, incluindo um nuclear, até 2033.
Dois submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: o Humaitá e o Riachuelo.
O Prosub contempla ainda a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.
Após o lançamento, que contará com a presença de autoridades dos dois países, o submarino ainda passará por testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, além de sua estabilidade no mar.
O submarino Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria entre o Brasil e França firmada em 2008
Com 71,62 metros de comprimento, 6,2m de diâmetro e 15m de altura, o Tonelero é o quinto submarino da frota brasileira e o terceiro com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil.
O S42 tem capacidade de deslocamento de 1.870 toneladas e pode ficar em operação por até 70 dias. O submarino foi construído para superar a profundidade de 250 metros e atingir uma velocidade máxima de 37km/h.
Em seu interior, o Tonelero pode transportar até 35 pessoas. Sua tripulação atual conta com 27 praças e oito oficiais da Marinha. O submarino conta com duas escotilhas e é dividido em 17 compartimentos principais.
O novo equipamento das Forças Armadas do Brasil será equipado com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas. O Sistema de Combate do submarino tem ainda sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de equipamentos de guerra eletrônica.
Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil, através do Prosub.
Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos em operação: O Tupi, construído na Alemanha; o Tikuna, construído no Brasil, ambos do modelo IKL-209 de 1.400 toneladas; e os submarinos Riachuelo e Humaitá, os primeiros do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB), construídos no Brasil.
O Riachuelo foi lançado ao mar em 2018 e o Humaitá em 2020
O que significam os nomes dos submarinos Toneleiros Humaitá e Riachuelo?
Todos os submarinos desenvolvidos pelo Prosub são batizados com nomes de batalhas vencidas pela Marinha do Brasil no século XIX.
O nome Tonelero faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial brasileira na Guerra do Prata (1851-1852), também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas.
A “Passagem de Tonelero” foi uma manobra em que os navios brasileiros transpuseram, sob ataque do Exército argentino, o Passo de Tonelero, uma região às margens do rio Paraná, em território argentino.
O submarino Humaitá homenageia a passagem da Esquadra brasileira pelo complexo fortificado de Humaitá no rio Paraguai, durante a Guerra do Paraguai.
Já o submarino Riachuelo, primeiro a ser lançado com recursos do Prosub, homenageia a vitória brasileira na batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai (1864-1870) entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.