Orientação é não ir para a Capital em razão dos alagamentos que geram calamidade pública decretada pela prefeitura
A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, está sendo invadida pelas águas do rio Guaíba na manhã desta sexta-feira (3).
O nível do Guaíba, chegou a 4,50 metros e segundo as autoridades segue em elevação após os temporais que atingem o estado desde sábado passado.
A enchente do Guaíba já é a maior marca nos ultimos 85 anos, desde a enchente histórica de 1941, quando as àguas chegaram a 4,76 m. A cota de inundação é de 3 metros na região do Cais Mauá, que já foi ultrapassada no local.
Para para garantir a segurança de atletas e funcionários, o time de futebol Internacional fechou o Centro de Treinamento (CT) Parque Gigante, que fica às margens do rio.
Ontem, a prefeitura de Porto Alegre determinou o fechamento das comportas do sistema de proteção contra as enchentes do Guaíba e decretou estado de calamidade pública.
Trinta e duas pessoas morreram, 74 estão desaparecidas e outras 56 ficaram feridas em decorrência dos efeitos do mau tempo no Rio Grande do Sul.
Segundo o último boletim da Defesa Civil, 24,2 mil pessoas estão desalojadas, sendo 7.165 pessoas em abrigos e 17.087 refugiados em casas de familiares ou amigos. Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram danos que atingem 351,6 mil pessoas.