GDF adquiriu 62 ambulâncias com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de emendas parlamentares
O Governo do Distrito Federal (GDF) adquiriu 62 novas ambulâncias. Ontem, terça-feira (30), foram entregues 30 veículos preparados para o socorroem Brasília. O restante será entregue até o fim do mês, segundo o GDF.
Segundo a a vice-governadora Celina Leão (PP) disse durante a solenidade, na Praça do Buriti, o DF tem problemas na área de saúde, “mas esse governo não se esconde, ele assume as responsabilidades. A saúde é estratégica e tem que ser vista com outro olhar, o olhar do cuidado, das necessidades dos servidores. Estamos investindo nas UBSs (unidades básicas de saúde), contratando pessoal, somos a unidade da federação que faz mais transplantes. Estamos cuidando da tecnologia também para dar conforto aos usuários”, destacou.
Segundo o GDF, atualmente, a frota do Samu é composta por 38 ambulâncias.
Todas as regiões de saúde e hospitais serão contemplados. São 50 ambulâncias brancas (tipo B) e 12 para o Samu. Essas ambulâncias brancas têm mais equipamentos e suporte, são tripuladas com mais servidores. As do Samu são para o atendimento pré-hospitalar, para as emergências nas ruas.
As ambulâncias custaram R$ 17,9 milhões e foram compradas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de emendas parlamentares para a aquisição dos veículos, sendo 50 ambulâncias de suporte básico tipo B para transporte intra-hospitalar e 12 ambulâncias padrão para serem utilizadas pelo Samu. O primeiro modelo irá para os hospitais da Asa Norte (Hran), do Guará (HRGU), Leste (HRL), de Sobradinho (HRS), de Planaltina (HRP), de Brazlândia (HRBZ), do Gama (HRG), de Apoio de Brasília (HAB) e Materno Infantil de Brasília (Hmib).