Israel diz ter matado Nasrallah, chefe do Hezbollah

Hassan Nasrallah foi alvo de um dos bombardeios israelenses em Beirute, no Líbano, nesta sexta-feira, 27

O exército israelense alega ter matado Hassan Nasrallah, o líder do Hezbollah, em um ataque aéreo massivo em Beirute, no Líbano, na sexta-feira à noite. Não houve comentários do grupo libanês.

Segundo o porta-voz militar de Israel, Avichay Adraee, o líder terrorista do Hezbollah Sayyed Hassan Nasrallah morreu em ataque israelense nos subúrbios ao sul de Beirute, no Líbano.

Vários ataques aéreos têm como alvo prédios em Beirute e outras cidades do Líbano considerados esconderijos de terroristas que usam as pessoas comuns em edifícios residenciais de apartamentos como escudo humano.

Bombardeios atingiram Beirute, capital do Líbano

Os ataques são descritos como “sem precedentes”, com crianças e mulheres relatadas entre os mortos, ao lado dos terroristas do Hezbollah.

Mais de 700 pessoas foram mortas em todo o Líbano desde que Israel intensificou uma campanha de bombardeio na segunda-feira.

Hassan Nasrallah, 64 anos, líder máximo do Hezbollah desde 1992. Até a noite de sexta-feira, não havia confirmação sobre se Nasrallah morreu durante o bombardeio. As Forças de Defesa de Israel (IDF) estimam em pelo menos 300 o número de mortos no ataque aéreo.

Na madrugada de hoje (hora local), a Força Aérea israelense eliminou Muhammad Ali Ismail, comandante da Unidade de Mísseis do Hezbollah no sul do Líbano, e seu vice, Hussein Ahmad Ismail, além de outros comandantes e operativos do grupo.

Segundo fontes do Hezbollah, a cadeia de comando da milícia terrorista está incomunicável. Sem mencionar Nasrallah, Ali Larijani — conselheiro do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã — afirmou: “A resistência tem líderes e quadros fortes, e cada líder martirizado será substituído”. O premiê do Líbano, Najib Mikati, também encerrou as reuniões bilaterais à margem da Assembleia Geral e embarcou para Beirute. Antes, acusou Israel de realizar uma “guerra genocida”.

“A nova agressão demonstra que o inimigo israelense despreza os esforços internacionais em vistas de um cessar-fogo”, declarou.

 Horas depois do bombaredeio sem precedentes à capital libanesa, o Hezbollah lançou dezenas de foguetes contra o norte de Israel. Um projétil caiu sobre uma casa na cidade de Safed, a 12km da fronteira com o Líbano. Uma mulher se feriu. 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *