Sessão foi itinerante na sede do IFB de São Sebastião
Uma sessão itinerante da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) debateu com a comunidade O trânsito na via principal de acesso à São Sebastião.
O deputado distrital Rogério Morro da Cruz (PRD) disse que existem diversas repostas para a redução da quantidade de acidentes fatais na via principal da Região Administrativa.
“Estamos aqui, para dizer que é muito importante que o governo do Distrito Federal faça os investimentos para acabar com esses acidentes, com a mudança de vias, com um estudo que possam ter caixas de brita de escape, disse Rogério Morro da Cruz.
São vidas ceifadas que não podem ser esquecidas”.
O motorista de caminhão, Ramon Estrela, presidente da Unicam , Associação dos caminhoneiros e máquinas do Distrito Federal, disse que os caminhoneiros vão fechar as ruas, porque o Detran estaria proibindo todos os caminhões de descerem pela DF-463.
” Os caminhões de dois eixos têm de ser liberados para descer, principalmente, porque a maioria que desce aqui, é morador de São Sebastião”, disse.
Rogério Morro da Cruz lembrou que estão proibidos apenas os caminhões de dois eixos. O parlamentar pediu que os técnicos do GDF façam com a máxima urgência, soluções de trânsito para acabar com os problemas de risco para a comunidade e de mobilidade para os caminhões que precisam circular e fomentam a economia local.
Anderson Souza, líder comunitário, disse que não tem nenhuma inimizade com os caminhoneiros, mas nós sabemos que estamos tratando do direito à vida. Nós não queremos dificultar o trabalho dos caminhoneiros, mas uma solução para toda a comunidade.”, disse.
A discussão acontece depois que foi vetada a circulação de caminhões na descida para São Sebastião. A proibição aconteceu depois que um caminhão desgovernado atingiu diversos carros num sábado 21 de setembro em uma avenida em São Sebastião, no Distrito Federal, e deixou 13 vítimas.
O Corpo de Bombeiros confirmou que uma mulher de 62 anos morreu no local. Na avenida, somente neste ano, já tiveram outros dois acidentes de grande proporção.
Professor de engenharia da UNB, Paulo Cesar Marques disse que a restrição é uma medida drástica. ” É como o médico, é preciso de atacar o problema, e a restrição pode não ser adequada, mas é preciso suspender os sinistros, para encontrar a solução definitiva “, disse.
Para o professor, talvez seja necessária solução como a criação de mais áreas de escape para veículos que perdem os freios, mudanças no traçado da pista e até a redução de velocidades. Para ele a solução não é só uma atitude, mas uma série de medidas, incluindo as inspeções veiculares.