Vice-governadora postou vídeo em suas redes sociais alertando para o perigo de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti
A vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão alertou a população de Brasília para o risco da dengue.
Segundo Celina Leão, a chegada das chuvas traz alívio, mas junto vem o risco da dengue.
“Nós já estamos em curso de todo um planejamento estratégico de prevenção e combate à dengue “, afirmou a vice-governadora.
A Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti.
A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor.
O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água.
Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.
O Ministério da Saúde (MS) registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981, apesar de relatos da doença já aparecerem desde o final do século XIX. Em 1986 surgiram as primeiras epidemias de Dengue, em capitais do Nordeste e no Rio de Janeiro.
Desde então, a doença tem sido um problema de saúde pública não só no Brasil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou a dengue entre as 10 ameaças globais à saúde em 2019.