Já foram registradas 62 mortes em consequência da forte tempestade que atingiu principalmente a Comunidade Valenciana
Subiu para 62 números de mortos em inundações na Espanha. inundações que varreram a região de Valência, no leste da Espanha, após as chuvas torrenciais de terça-feira (29), que deixaram estradas e cidades debaixo d’água.
A agência meteorológica estatal da Espanha, AEMET, fez um alerta vermelho em Valência, uma importante região de cultivo de frutas cítricas, com algumas áreas como Turis e Utiel registrando 200 mm de precipitação. Desde então, o alerta foi reduzido para amarelo, já que a chuva havia cessado em grande parte.
Segundo informaram as autoridades locais nesta quarta-feira. (30), os trens para as cidades de Madri e Barcelona foram cancelados devido às inundações, e as escolas e outros serviços essenciais foram suspensos nas áreas mais atingidas.
O número de mortos parece ter sido o pior da Europa em decorrência de enchentes desde 2021, quando pelo menos 185 pessoas morreram na Alemanha.
Alguns locais no sul e leste da Espanha receberam até 300 milímetros de chuva em apenas algumas horas na terça-feira.
Um caminhoneiro registrou a velocidade do aumento das águas em Valência. Assista:
Imagens da cidade de Valência mostraram água lamacenta inundando as ruas, derrubando muros e varrendo carros estacionados.
É a pior catástrofe relacionada a enchentes na Espanha desde 1996, quando 87 pessoas morreram e 180 ficaram feridas em uma enchente perto de Biesca, nos Pirineus.
Os cientistas dizem que os eventos climáticos extremos na região estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas. Os meteorologistas acreditam que o aquecimento da temperatura do mar Mediterrâneo, que aumenta a evaporação da água, desempenha um papel fundamental para tornar as chuvas torrenciais mais severas.
Um asilo para idosos em Valência foi inundado. Assista:
Saturday, Dec. 5 in Millwee Cemetery with Rev.
[…] menos 158 pessoas morreram pelas inundações provocadas pelas chuvas torrenciais na Espanha. Boa parte das vítimas morava em Valência , terceira maior cidade do país, especialmente na […]