Tema da redação sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” seguiu a tendência da prova
Neste domingo (3), o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 resultou na eliminação de 4.999 participantes, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Entre os principais motivos de eliminação estão:
tentativa de sair com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;
porte de equipamento eletrônico;
ausência antes do horário mínimo permitido;
uso de materiais impressos de apoio ou consulta;
desobediência às orientações dos fiscais.
Além das eliminações, 689 problemas logísticos foram registrados, incluindo emergências médicas e falhas como interrupção de energia e abastecimento de água.
A abstenção no primeiro dia foi de 26,6%, menor do que nos últimos anos — 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022. Mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para o exame em 2024.
O primeiro dia de prova abordou 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Tema da redação sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” não foi um tema óbvio, mas seguiu a tendência da prova e foi considerado de fácil abordagem.
As notas individuais serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025. Os candidatos farão o segundo dia de prova, com questões de Matemática e Ciências da Natureza, no próximo domingo (10).
Além de candidatos desclassificados, teve gente que passou dos portões, mas não conseguiu entrar na sala de provas.
A estudante de 17 anos Ellen Vitória passou pelos portões da Faculdade Upis, na Asa Sul, às 13h, mas, ao chegar na porta de sua sala, foi impedida de fazer a prova, com a justificativa de que o exame já estava sendo aplicado.
“Eu cheguei aqui, o portão fecha 13h, e eu cheguei às 13h. Quando eu cheguei lá dentro, entreguei os documentos, me revistaram e na hora que cheguei à sala não pude entrar mais, porque, segundo eles a prova já estava sendo aplicada”, conta Ellen, que veio com seu pai de Marajó (GO).
A estudante, que está no 2º ano do ensino médio e faria a prova como treineira, contou que busca cursar psicologia e tem se preparado há anos para a prova.
Ellen está no 2º ano do ensino médio e, agora, ela vai focar na prepararação para a próxima edição do Exame Nacional, no ano que vem.
[…] De acordo com o balanço apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve a eliminação de 4.999 participantes e 689 ocorrências de problemas çom logísticas. […]