Ministro da Educação disse que uma pessoa tentou sair antes do horário e será interrogada, mas não deu detalhes da ocorrência
A Polícia Federal investiga a circulação de imagens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, antes do horário permitido para sair dos locais de prova com o caderno de questões.
“Por volta das 16h, uma pessoa tentou sair… A gente teve que ter todo procedimento e ela vai ser investigada pela PF”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva após a realização das provas.
O ministro não deu detalhes sobre a ocorrência. Em 2023, uma foto vazada da prova mostrava a página onde constava o tema da redação do Enem 2023 “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e os textos de apoio. A PF indiciou uma pessoa.
O primeiro dia do exame aconteceu neste domingo (3), com questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Outras ocorrências
De acordo com o balanço apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve a eliminação de 4.999 participantes e 689 ocorrências de problemas çom logísticas.
Segundo o Inep, entre os casos que serão investigados estão de pessoas que causaram alguns tipos de “perturbação da ordem pública” e outras que faziam a prova e entraram em conflito com a equipe de organização.