Ex-servente de pedreiro se forma médico aos 90 anos e diz que foi ‘Uma vitória, uma dádiva’

Empresário sempre sonhou cursar medicina em todas as fases da vida

O empresário Valdomiro de Sousa de 90 anos, se formou em medicina para realizar um desejo de criança.

“Chego a me emocionar com o que para muitos é só mais um dia de aula, para mim é uma vitória, uma dádiva, um prazer”, escreveu o médico em sua biografia a ser lançada no dia 17 de novembro, em Goiânia.

Apesar de ter iniciado o curso só em 2018, o empresário admira a profissão desde que era criança.

Órfão de pai com menos de dois anos, Valdomiro enfrentou dificuldades para se concentrar nos estudos. Ele começou a trabalhar desde muito cedo. Carpinteiro, serralheiro, carroceiro e até servente de pedreiro estão entre as profissões que ele exerceu ao longo da vida, sem nunca se esquecer do sonho de ser médico.

Em Goiânia, ele fez o curso de técnico comercial e técnico em contabilidade. Em 1962, parou de estudar para trabalhar no frigorífico, de onde mais tarde, se tornou sócio.

“Porém, nada disso me impediu de ir mais adiante, aos 65 anos de idade, me formar em Direito e agora aos noventa anos concluir o curso de Medicina”, declarou em seu livro “Difícil foi a estrada por onde andei, mas com a graça de Deus venci”.

Valdomiro chegou a ir para o Rio de Janeiro para fazer um curso pré-vestibular para medicina no final dos anos 1950. “Prestei vestibular para Medicina duas vezes, mas não consegui passar”, disse.

A aprovação veio numa universidade particular de Goiânia, em 2018, quando ele tinha 84 anos. Valdomiro estudou para o vestibular durante 3 anos seguidos, antes de entrar para a faculdade.

Em seu livro, Valdomiro escreveu que ia estudar como se estivesse chegando em outro mundo. “Sempre que subo os degraus da escada da escola para chegar a uma sala de aula, sinto-me emocionado ao ver que algo que outrora estava tão distante, agora se tornou realidade”, relembrou Valdomiro.

Em 2020, durante a pandemia de covid-19, Valdomiro chegou a fazer aulas e provas em casa. Tradição no curso de medicina, ele também fez o ensaio chamado de “meio médico” para quem chega à metade do curso.

Valdomiro sofreu um AVC antes de terminar a faculdade de medicina. No entanto, ele se recuperou bem e se formou junto com todos os colegas. “Os médicos são encabulados com a minha melhora. Eu melhorei em tempo recorde”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *